quarta-feira, 7 de maio de 2014

Banheira,ofurô ou Spa,vantagens e desvantagens,

Ofurô 

Banheira, em japonês, também chamado de furô é um tipo de banheira tradicional do Japão caracterizada pelo seu formato bem mais profundo e curto do que uma banheira comum, permitindo a seu usuário tomar banho com o corpo em posição fetal ou sentada  suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada,não se molha a cabeça e se toma banho antes e depois de usa-lo,
Comumente  feitos em madeiras aromáticas (no Brasil, a mais utilizada é o cedro-rosa), existindo também modelos de acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados. Não se fazem de alvenaria, por questão de higiene. A água é aquecida por ebulidor elétrico ou, ainda, aquecedor a gás. A temperatura da água chega em aproximadamente 40ºC.,não aconselhado para pessoas cardíacas ou hipertensas.
O ofurô grande pode ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo (sentadas). Os banhos de imersão no ofurô constituem autênticos rituais familiares no Japão. O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra num ofurô como já dito, deve lavar-se e enxaguar-se previamente. Tomando banho em água fria e depois entrado com o corpo na água quente a pessoa terá um choque térmico, abrindo os poros da pele.
Os benefícios dos banhos de imersão para a saúde são muitos desde o relaxamento, que alivia estresses , destacam-se limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (pelo estímulo glandular causado pela água aquecida) e desintoxicação muscular.
Aqui vale um adendo,as principais características de um ofurô,são de serem pequenos,rasos,grossos pois contem material isolante entre as paredes e de preferencia com tampa para manter a temperatura da água que como já vimos é alta,no Brasil existem alguns  com mais de 1,60 metros,chamados de "master" ,na verdade são banheiras,até mesmo pelas características medicinais e de uso,pois como vimos ofurôs não são para higiene pessoal,mas parece que o nome ofurô dá um certo charme,alguns tem até hidromassagem,o oposto também é verdade,então cuidado,ao ver anúncios de banheira por R$ 1.000,00,dependendo do tamanho são ofurôs pequenos de fibra.

Vantagens

Vamos falar aqui apenas sobre os de fibra de vidro,por serem mais comumente encontrados no Brasil,e pelo preço mais em conta,mas nada impede de se ter um de madeira se tiver dinheiro e espaço.
É de fácil instalação e baixa manutenção,bastando ter um bom ponto de energia,torneira ou chuveiro e um ralo para esvaziar,são leves,facilitando muito na hora da limpeza e transporte,existem em vários tamanhos,cores e modelos se adequando ao seu espaço,podem ser usados aquecedores a gás ou ebulidores elétricos,acoplados ou não acoplados ao mesmo.

Desvantagens

É pequeno,e as vezes até desconfortável,principalmente se você for uma pessoa grande,não há possibilidades de se colocar hidromassagem ou cromo terapia,a rede elétrica tem que estar adequada para esquentar o ebulidor,que na verdade é uma resistência de no minimo 4000W,dependendo do tamanho do ofurô,pode chegar a 8000W,apenas para comparação a maioria dos chuveiros são de 3000 á 5000W,agora imagine ele ligado de 1 á 3 horas,que é o tempo que levaria para esquentar um ofurô pequeno (110x70x55),e deve ter um ótimo aterramento,água e eletricidade não se dão muito bem.
Resistência de ofurô Ofurô de Fibra de vidro

Banheiras/Spas

Banheiras,como o próprio nome já diz é construído para as pessoas tomarem banho como cuidado de higiene,são classificadas,de acordo com estilo,design e material de fabricação, em free-standing,vitorianas ou contemporâneas,que é a que trataremos aqui.
Nas casas modernas, a banheira encontra-se fixa no banheiro, é geralmente construída em Acrílico (plástico) ou gel coat, espécie de resina sintética, em ambos os casos apresenta um reforço estrutural de fibra de vidro do lado interno. Normalmente é equipada, para além de torneiras também com um chuveiro. Muitas vezes, pode fechar-se com cortinas, geralmente de plástico ou com portas de vidro ou plástico, para evitar que a água do banho se espalhe no chão do banheiro.
banheiras contemporâneas vem com hidromassagem ou "hidros",impulsionados por bomba elétricas,motores,aquecedor e algumas com luzes para cromoterapia.
Já os Spas,são mais recreativos,o termo SPA teve origem em uma cidade na Bélgica com o mesmo nome. Há muito tempo atrás, vários hotéis daquela região passaram a oferecer, além da hospedagem normal, serviços de tratamento de saúde e controle alimentar. Com a expansão desse tipo de negócio pelo mundo, esses estabelecimentos diferenciados ficaram conhecidos também como SPA.  ,trata-se de uma banheira de hidromassagem para uso coletivo com capacidade para várias pessoas,normalmente é mais profunda que as banheiras convencionais e tem sistemas de ralos embutidos de filtragem para reutilização da água. São instaladas em áreas externas ou em amplas salas de banho. As banheiras SPAS são mais bem equipadas que as banheiras de hidromassagem convencionais normalmente mais jatos e motores para realizar a hidromassagem chegando até em 180 jatos.

Vantagens

Muito confortáveis,e por estarmos em um pais tropical,pode ser usada até no verão,e apesar de ter aquecimento de até 9000W,atualmente estes aquecedores são eletrônicos e blindados,todos os comandos são por controle digital,de baixa voltagem,modificadas por uma fonte Eletrônica ou caixa transformadora (figura abaixo) com reles,diminuindo as chances de acidentes.mas cuidado isto não muda o consumo,que é maior que do ofurô por causa dos motores.

Desvantagens

precisa de espaço,uma boa rede de alimentação e escoação da água,que no caso da banheira é trocado a cada uso,já o Spa tem sistema de filtragem,elas precisam de uma base sólida de alvenaria pois são pesadas demais quando cheias,a manutenção é muito mais dispendiosa,em relação ao ofurô.
Alem do mais em todos os casos é bom ressaltar que fibra de vidro se não bem cuidada,se desgasta,cria bolhas de ar no esmalte e a reforma pode sair caro.
A parte elétrica e hidráulica tem que ser feita por um profissional de confiança,pois quando se junta água,eletricidade e eletrônica mais alvenaria todo cuidado é pouco.

Bom deu para perceber que tudo é questão de gosto,espaço e quanto você pode gastar,mas fica a dica,comentários,duvidas acréscimos serão sempre bem vindos.


terça-feira, 6 de maio de 2014

A história do "Marido de Aluguel",o Handyman brasileiro.



Um pouco sobre "Handyman" ou "Marido de Aluguel"

A ideia aqui é refletir um pouco sobre este profissional e tentar entendermos suas reais origem desde seu surgimento até sua fama nos dias de hoje.
Handyman, ou Handyperson esta ultima usada para se referir ao trabalhador braçal.,ou  trabalhador braçal por períodos,ou como se diz aqui no Brasil "bico" .Handyperson descreve o trabalhador assalariado, mas também inclui os proprietários não-pagos ou faça-você-mesmo ,estas expressões sempre estiveram na cultura americana desde os anos 40, houve canções sobre trabalhadores braçais gravadas por Elvis Presley em 1964, Del Shannon , em 1964, James Taylor em 1977.
Os trabalhadores braçais foram retratados em livros e filmes, geralmente de forma positiva, assim como os benfeitores úteis , mas não particularmente inteligentes ou ambiciosos.
 Em um livro do autor Carolyn See chamado,The Handyman, um faz-tudo é  um aspirante a artista, mas desanimado e transforma a vida de pessoas para quem trabalha, bem como ter encontros sexuais com alguns de seus clientes, e usar  suas experiências para melhorar sua performance artística. O livro sugere trabalhadores braçais descobrindo a solidão terrível das mulheres,que mal gosto....
Em 1980 filme chamado The Handyman foi a cerca de um carpinteiro-encanador que foi "bom no que faz", e se aproveita de mulheres que o acham  bonito e atraente; o filme recebeu críticas negativas,claro... Outros filmes usaram uma fórmula bastante cansada de sexy-faz-tudo encontrando  donas de casa entediadas,quanta besteira...
Talvez,apenas,talvez, uma suposição,pois não se sabe a origem,por estes motivos citados,a expressão chegar ao Brasil com este nome "Marido de Aluguel"e se espalhar pela América latina como alias até  novelas brasileiras como "Fina Estampa",lembra do "Pereirão"(Lilian Cabral).brasileiro é criativo e teve até um re-make mexicano em 2013 com o nome "Marido en alquiler" ou "Marido de Aluguel".
Sendo a segunda,Handyman,a que é ocasionalmente aplicado como um adjetivo para descrever os políticos ou empresários que fazem mudanças organizacionais substanciais, tais como reformar uma estrutura empresarial ou divisão administrativa,mas se tornou a partir da década de 90 um substituto para os dois termos,.
Exemplos de tradução  para 'handyman'
inglêsportuguês
Meet Sean, a handyman anlandscaper.
Conheça o Seanum faz-tudo e paisagista.

He spent fifty years as a tradesman and handyman aHunters Hill. 
Passou cinqüenta anos como trabalhador braçal eempenhado em outras tarefas em Hunters Hill.

We need a craftsman, a handyman, rather than a statesman. 
Precisamos de um artesão, de alguém que seja um braço direito, e não de um estadista.

Have a handyman or a carpenter put in a grab bar inside the tub and next to the toilet. 
Peça a um profissional instalar uma barra de apoio dentro da banheira e próximo à privada.

Schools normally employ a caretaker/handyman andsome non-teaching staff to supervise breaks, meal-times and lesson changes. 
As escolas normalmente empregam um zelador ou servente para supervisionar os alunos nos horários de recreio, drefeições e durante a troca de classes.
Have a handyman or an electrician put in an overhead light at the top and bottom of the stairs.
Peça a um profissional que coloque uma luminária na parte de baixo e no alto da escada. 

Sean-Handyman & Landscaper 
SeanFaz-Tudo e Paisagista 

Have a handyman or an electrician put in a light switch at the top and bottom of the stairs.
Peça a um profissional que instale um interruptor na área que está faltando. 



Resumindo,
Muitas pessoas podem fazer reparos domésticos comuns. Existem recursos na Internet, bem como do-faça você mesmo guias,  com instruções sobre como concluir uma ampla gama de projetos. Às vezes, a habilidade de consertar é visto como genética, e as pessoas que não possuem tais habilidades são ditos "não têm o gene handyman" Uma tendência é que cada vez menos os proprietários estarem inclinados a fazer trabalhos de correção para si mesmos, talvez por causa do tempo constrangimentos, talvez por causa da falta de interesse;Um repórter comentou: "o gene conserto da minha família se esgotou antes de chegar a minha geração".  A principal regra para todo o trabalho do-faça você mesmo o reparo é se concentrar inteiramente em uma coisa de cada vez. Por exemplo, se concentrar em obter um prego e;em seguida, concentrar-se martelar o prego; mas não tente fazer as duas tarefas simultaneamente. Desta forma, as lesões e os erros são evitados.

Nestas,décadas de 80 e 90,o trabalho do faz-tudo pago era baixo, um trabalho de trabalho semi-qualificado. É uma ocupação de menos prestígio do que um especialista, como um encanador, eletricista, ou carpinteiro. Com o surgimento de grandes redes nacionais, e esforço está sendo feito para mudar essa percepção, ao enfatizar o profissionalismo e o fato de que um faz-tudo na verdade é um técnico com habilidades múltiplas e uma vasta gama de conhecimentos e anos de estudo, experiencia e preparo. 
 . Tarefas variam de menor para maior, de não qualificados para altamente qualificados, e incluem pintura, drywall reparação, remodelação, trabalho de Hidráulica,  elétrica, carpintaria de casas, sheetrock, sancas, e montagem de móveis,etc.

Próximo post,um tutorial de como reformar,instalar e manter uma banheira,ôfuro e SPA ,e qual melhor opção para cada caso.
Espero ter ajudado,comente,acrescente,discorde é assim que crescemos.